Dra. Simone Aragão
DERMATOLOGISTA CLÍNICA E CIRÚRGICA DERMATOLOGISTA ONCOLÓGICA
Cuidar da pele, cabelos e unhas. Cuidar de gente. Amenizar sofrimento, diagnosticar e tratar doenças, devolver autoestima ou simplesmente ser ouvido. Respeitando cada um com sua característica.
O conceito de empatia médica é multidimensional, refere-se a capacidade de identificar, sem julgar, a perspectiva e os sentimentos de outra pessoa, com compaixão e preocupação genuína dando ao paciente a sensação de ter sido verdadeiramente compreendido e acolhido.
Na dermatologia, é importante escutar e entender o que o outro está passando. Algumas condições podem provocar desconforto e prejuízos à autoestima. Toda queixa deve ser discutida e avaliada, fortalecendo a relação entre médico e paciente.
Para um tratamento ser considerado efetivo, é necessário cumprir de forma correta a prescrição, seja na dose, nos horários e na duração estabelecidas pelo médico.
Ainda que com poucos dias já se tenha o efeito esperado, seguir o recomendado diminuiu a chance de efeitos adversos, falha de tratamento e resistência ao antibiótico, por exemplo.
Prolongar o uso da medicação além da prescrição, suspender alguns remédios de forma repentina, repetir tratamento por conta própria ou usar medicações receitadas para outra pessoa podem provocar danos graves.
Cada pessoa é única, com suas indicações, contraindicações e problemas médicos.
Se está na dúvida sobre o que foi prescrito, converse com seu médico, essa relação de confiança é a chave para o sucesso de qualquer tratamento!
Muito provavelmente você já ouviu falar de alguém que já usou cremes de amigas, irmãs ou que compraram por influência das redes sociais. Apesar de ser uma prática bastante comum, não é o correto! Fatores como idade, tipo de pele e fototipo são determinantes na escolha dos produtos ideais. Cada pele merece ser examinada com cuidado e, a partir dai, elabora-se uma rotina de cuidados diários. São várias opções de medicamentos e dermocosméticos disponíveis no mercado.
DERMATOLOGIA ALÉM DA PELE
Um dos motivos da minha escolha pela dermatologia é que com ela eu consigo avaliar o paciente por completo,
Atendi um paciente com sinais na pele clássicos de resistência à insulina e solicitei uma glicemia.. diagnóstico de diabetes
Uma "simples"queda de cabelo pode ter inúmeras causas, infecções, deficiências de vitaminas , no metabolismo do ferro ou da tireoide, genética, ou até mesmo estresse. Mais do que analisar o couro cabeludo ou unhas, preciso avaliar o ""dono" deles.
Uma aparente inocente lesão de pele pode ser um sinal de alerta para um câncer oculto em outro órgão.
Esses são alguns exemplos do meu dia-a-dia, se eu me empolgar certamente essa publicação não teria fim, porque todo paciente tem uma história e cabe a mim, enquanto médica dermatologista, tentar decifrar a fabulosa linguagem da pele, dos cabelos e das unhas.
Quem é meu aluno sabe que sempre falo em minhas aulas que minha residência e vivência na dermatologia não invalidaram meus seis anos prévios no curso de medicina. Muito pelo contrário! A dermatologia me fez entender a complexidade do corpo humano e ir mais além. Sou médica com orgulho e apaixonada por cuidar de pessoas na sua integralidade.
Molusco é uma infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças e pessoas com imunidade enfraquecida. São pequenas pápulas brilhosas, da cor da pele do paciente, com depressão central, muitas vezes confundida com verrugas. É causado pelo poxvírus, um parente da varíola. O contato direto é a forma de contágio mais comum que existe para esse tipo de infecção. A coceira nem sempre está presente, mas quando acontece pode levar à disseminação nas lesões para outras regiões do corpo (autoinoculação).
Em pessoas saudáveis e com produção normal de anticorpos, o molusco contagioso normalmente desaparece sozinho em meses ou anos sem que haja necessidade de tratamento. Porém, é comum que uma terapia seja indicada para todos os casos, para cessar o ciclo e a transmissão. A curetagem, criocirurgia, eletrocirurgia e uso de ácidos são procedimentos efetivos para a doença
A foliculite é a inflamação na raiz do pelo, pode ser causada por vários agentes, principalmente bactérias e fungos. Trata-se de um desequilíbrio da flora normal da pele.
A pseudofoliculite é o nome científico que se dá ao pelo encravado, que pela dificuldade em atingir a superfície da pele por obstrução, enrola-se sobre si.
Ambas podem causar área de vermelhidão e presença de pústulas (pontos de pus) envolta do folículo piloso, que podem evoluir para manchas escuras ou até mesmo cicatrizes na forma de queloides.
O tratamento depende da causa, infecções devem receber tratamento específico.
A pseudofoliculite pode ser minimizada com a depilação com cera, pelo uso de barbeadores elétricos e, se usar lâmina, barbear no sentido do crescimento do pelo e o menor número de vezes possível, com espaçamento entre as sessões. Muitas vezes, a depilação a laser é indicada.
É de extrema importância o uso de cremes específicos que ajudam na hidratação adequada da pele.
Consultas Dermatológicas Adulto e Geriatrica
Consultas Dermatológicas Infantil e Adolescente
Dermatoscopia
Tricoscopia
Melasma
Acne
Vitiligo
Doenças de Cabelos e Unhas
Psoríase
Dermatites
Rosácea
Infecções Fúngicas
Alopecia
Eczemas
Dermatoses Inflamatórias
Biópsias de Pele
Cirurgias de Câncer de Pele
Cirurgias para Remoção de Cistos e Sinais
Peeling Químico
Criocirurgia
Cauterização Química
Eletrocoagulação
Cirurgia de Unha
MMP
Botox - Toxina botulínica
Microagulhamento
Curetagem de Molusco Contagiosos
Dermobrasão
CONHEÇA NOSSA CLÍNICA
Av. Governador Osman Loureiro, 3506
Edf. Premium Ofice, Sala 112
Mangabeiras, Maceió – AL
8h -12h e 13:30h -17:30h
82 99990-3196